Titulo: Taxonomia integrativa de nematoides do gênero Oswaldocruzia (Trichostrongyloidea: Molineidae) da Amazônia oriental

Aluno: Yuri Willkens de Oliveira Costa

Resumo: O Brasil é um país de rica diversidade biológica com cerca de 200 mil espécies registradas. Para grandes taxa, como o filo Nemata, não há inventários suficientemente abrangentes e muitos obstáculos estão associados ao estabelecimento de estimativas de riqueza precisas. Considerando a exclusão histórica dos parasitos em estudos ecológicos e os impactos atuais do ‘impedimento taxonômico’ na sistemática parasitológica, o diagnóstico molecular tem se tornado uma alternativa cada vez mais comum de identificação específica. Porém, o uso de abordagens integrativas, com o uso combinado dados de múltiplas fontes têm demonstrado melhor potencial para a identificação e definição das espécies de forma eficiente e mais abrangente. Dentre os endoparasitos de anfíbios e répteis, os helmintos do filo Nemata são alguns dos mais importantes. Os nematódeos do gênero Oswaldocruziasão representados por aproximadamente 90 espécies distribuídas mundialmente, das quais 41 ocorrem na região Neotropical e oito espécies são descritas em anfíbios e répteis no Brasil. Este gênero é caracterizado principalmente pela morfologia dos machos, na qual destaca-se a ausência de gubernáculo e os espículos robustos divididos em calçadeira, garfo e lâmina, envolvidos por uma membrana hialina. As espécies são divididas em cinco grupos biogeográficos de acordo com a morfologia dos espículos, sendo estes: Oriental-Etíope, Neo-etíope, Holártico, Neotropical caribenho e Neotropical continental; e também, de acordo as bolsas copuladoras presentes no gênero nos Tipos morfológicos I, II e III, baseando-se na origem e disposição relativa dos raios bursais. Porém, as espécies são morfologicamente muito semelhantes dentro de cada grupo e não existem chaves de identificação atualizadas e poucos dados moleculares estão disponíveis no momento. Assim, este estudo tem como objetivo, a realização da Taxonomia integrativa de nove espécies do gênero Oswaldocruzia parasitos de anfíbios e répteis da Amazônia Oriental. Estão sendo utilizados espécimes provenientes de 8 espécies de anfíbios e répteis hospedeiros oriundos de coletas realizadas nos municípios de Melgaço (Flona Caxiuanã), Santa Bárbara (Parque Ecológico do Gunma) e Belém (Instituto de Ciências Biológicas, UFPA). Os hospedeiros foram coletados e necropsiados e os parasitos encontrados foram limpos, fixados em Etanol 70% aquecido e montados em lâminas temporárias destinadas à captura de imagem em microscópio Olympus BX53 equipado com câmera digital e para realização de desenhos em Microscópio Olympus BX42 para obtenção de dados morfológicos, morfométricos e merísticos. Alguns exemplares foram e armazenados em Etanol 100% freezer a -20ºC e serão submetidos à extração do DNA total e amplificação das regiões COI e ITS do DNA mitocondrial pela Reação em Cadeia da Polimerase. As sequências obtidas serão alinhadas no programa MAFFT, concatenadas no SequenceMatrix, particionadas no PartitionFinder e a análise será realizada segundo o critério de Máxima Verossimilhança (ML) através do programa RAxML.

Palavras-Chave: Nemata; Helmintologia; parasitos intestinais; anfíbios e répteis

Banca Examinadora:

Drª. Jeannie Nascimento dos Santos (UFPA) - Presidente