Os Programas de Pós Graduação em Zoologia (PPGZool) e de Ecologia (PPGeco) convidam para a palestra “Ten tips to see your submitted manuscript rejected” que será apresentada pelo Professor Beat Oertli da University of Applied Sciences Western Switzerland (hepia-Lullier).

A palestra será no dia 18 de abril as 15:30, no auditório Paulo Mendes no Instituto de Ciências Biológicas. O professor Beat é editor de periódicos de ecologia como a Hydrobiologia, além de revisor de revistas como Oikos, Biological Conservation, Biodiversity and Conservation, Journal of Applied Ecology entre outros.

Durante a palestra serão apresentados erros comuns que levam a rejeição dos manuscritos submetidos. Maiores detalhes sobre o perfil de pesquisa e área de atuação do Professor Beat podem ser obtidos nos links https://www.researchgate.net/profile/Beat_Oertli ou http://www.snis.ch/content/beat-oertli

Convidamos a todos os docentes e discentes do PPGZOOL para participarem da reunião com o coordenador da área de Biodiversidade da Capes, Prof. Paulo Santos.

Informamos que a reunião será realizada no dia 07 de março, as 16:00 horas no auditório Arlindo Pinto, situado no prédio anexo do Instituto de Ciências Biológicas, na UFPA. Na referida reunião serão explicados como funciona a avaliação dos programas pela Capes e quais os itens que são avaliados.

O curso de campo "Ecologia e etnoconservação na Terra Indígena Kayapo" que ocorre anualmente na Terra Indígena Kayapo, promovido pela Associação Floresta Protegida (AFP, organização indígena que representa oito comunidades da etnia Kayapo) e a Universidade de Maryland (UMD), abriu este ano duas vagas para estudantes da UFPA.

O CNPq publicou o calendário de Bolsas Especiais 2017 com a recomposição de bolsas no exterior. 

As bolsas oferecidas no país são:  Pesquisador Visitante (PV), Pós-Doutorado Júnior (PDJ), Pós-Doutorado Sênior (PDS), Pós-Doutorado Empresarial (PDI), Doutorado-Sanduíche no País (SWP) e Doutorado-Sanduíche Empresarial (SWI). No exterior,  serão oferecidas as seguintes modalidades de bolsa: Doutorado pleno no Exterior (GDE), Pós-Doutorado (PDE), Doutorado-Sanduíche (SWE) e Estágio Sênior (ESN). 

Essa ação retoma a possibilidade de solicitações de novas bolsas no exterior que estiveram suspensas em 2016. O calendário é dividido em três cronogramas ao longo do ano, com submissões em março, junho e setembro.

 Para acessar o calendário bem como para maiores informações, basta acessar o link http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5603435

Ontem foi divulgado pelo CNPq o resultado das bolsas PQ em pesquisa (http://cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/5617721).

Sete professores do PPGZool tiveram bolsas aprovadas, sendo três renovações e quatro concessões novas. Parabéns a todos os professores contemplados e que sirva de incentivo para o envio de novos pedidos no edital de 2017. Lembramos que o número de bolsistas produtividades é uma das métricas avaliadas pela Capes nos programas de pós-graduação. Agora o PPGZool passa a ter agora 12 bolsistas produtividades.