O Programa de Pós-graduação em Zoologia (PPGZool) do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) torna pública a homologação das inscrições para a seleção ao curso de Mestrado do ano de 2019. A informação consta em menu Ingresso/Seleção Atual.

 

É com imenso pesar que o PPGZOOL informa o falecimento do Professor Horácio Schneider, nesta madrugada de 27 de setembro.

O Professor Horácio Schneider foi um dos criadores da Pós-Graduação no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, participando desde o início do PPGZOOL. O Prof. Horácio era um dos mais conceituados geneticistas do Brasil, e ocupou diversos cargos importantes na gestão da UFPA, como Pró-Reitor, Vice-Reitor e Reitor (pro tempore). Todo o corpo docente e discente do PPGZOOL lamenta profundamente essa perda e oferece os mais sinceros sentimentos de pesar para a família e amigos. 

Prof. Marcos Pérsio

Prof. Gustavo Ruiz

Coordenador do PPGZOOL

Vice-Coordenador do PPGZOOL

Segue as informações de data e local das reuniões do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Zoologia.

Setembro

Outubro

Novembro

Dezembro

Dia 14

Dia 05

Dia 09

Dia 07

MPEG

UFPA

MPEG

UFPA

 

Vinte e quatro alunos de cursos de pós-graduação de instituições brasileiras e norueguesas participam de projeto de cooperação internacional para o desenvolvimento de estudos na área de ecologia de florestas tropicais e biodiversidade. O projeto é resultado de um convênio firmado entre Brasil e Noruega - BRC (Biodiversity Research Consortium Brazil-Norway) e foi contemplado com edital para financiamento das atividades de ensino e pesquisa dos alunos.

Os estudantes selecionados são da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade Federal Rural da Amazônia, do Museu Paraense Emílio Goeldi e da Universidade de Oslo, na Noruega. Eles são dos Programas de Pós-Graduação em Zoologia, Ecologia, Botânica, Ciências Florestais, Biodiversidade e Evolução.

As atividades acadêmicas serão realizadas nos dois países. Os trabalhos de campo iniciariam–se no último dia 28 de agosto, com a expedição do grupo de pesquisadores e alunos para a Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, localizada no nordeste do Estado do Pará, nos municípios de Portel e Melgaço. Esta atividade faz parte da disciplina de Ecologia de Campo, ministrada pelos Programas de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool) e de Pós-Graduação em Ecologia (PPGeco).

O Programa de Pós-graduação em Zoologia (PPGZool) do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) torna público o edital para o exame de seleção ao curso de Mestrado do ano de 2019. O curso oferece duas áreas de concentração: Área 1 - Evolução e Área 2 - Biodiversidade e Conservação. O candidato deverá optar por uma das áreas na sua inscrição, levando em consideração a área de atuação do orientador. Para mais informações acessar o edital no menu Ingresso/Seleção Atual.

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZOOL) do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) abre inscrições para candidatos a uma vaga de pós-doutorado no âmbito do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES).

Edital de Seleção PNPD/CAPES

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool), ofertado por meio de parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Serão ofertadas 08 (oito) vagas para o curso de doutorado, sendo quatro para cada para cada uma das duas áreas de concentração do Programa (Ecologia e Zoologia). O edital encontra-se em Menu- Ingresso/Seleção atual.