A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou na última quarta-feira, 20/09, os resultados da avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). Os parâmetros utilizados para a avaliação foram as informações fornecidas de forma contínua pelos programas durante o período avaliado (quadriênio 2013 – 2016), por meio da Plataforma Sucupira. Os critérios de avaliação consideraram cinco quesitos: proposta do programa, corpo docente, corpo discente, produção intelectual e inserção social.

O PPGZool subiu de conceito, avaliado como um programa nota cinco, desta forma, passa a ser considerado um programa de excelência acadêmica e científica na área de biodiversidade. Aproveitamos para agradecer o empenho de todos os alunos, egressos, professores e técnicos do PPGZool, pois esse resultado é reflexo de um trabalho árduo e dedicação de todos ao longo dos últimos cinco anos. Maiores informações da avaliação, bem como, dos resultados podem ser obtidos no site http://capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/8557-divulgado-o-resultado-da-1-etapa-da-avaliacao-quadrienal-2017

 

Informamos que foi aprovado na última reunião do colegiado, dia 10.08.17, as normas de formatação das dissertações e teses do Programa de Pós-Graduação em Zoologia. O documento completo consta na seção documentos/ regimentos e normas.

O Programa de Pós-graduação em Zoologia (PPGZool) do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) torna público o edital para o exame de seleção ao curso de Mestrado do ano de 2018. O curso oferece duas áreas de concentração: Área 1 - Evolução e Área 2 –Biodiversidade e Conservação. O candidato deverá optar por uma das áreas na sua inscrição, levando em consideração a área de atuação do orientador. As inscrições serão realizadas somente pelo endereço eletrônico: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=pprocesso&nivel=S entre os dias 1º a 30 de setembro de 2017. Para mais informações acessar o edital no menu Ingresso/Seleção Atual.

 

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia torna público o resultado final do edital de seleção especial para o curso de mestrado em zoologia na Área de concentração 1 – Evolução. Acesse Ingresso/SeleçãoAtual/Mestrado.

 

Estão abertas até o dia 22 de dezembro as inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZool), ofertado por meio de parceria da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Serão ofertadas 10 (dez) vagas para o curso de doutorado, sendo cinco para cada para cada uma das duas áreas de concentração do Programa (Ecologia e Zoologia).

Poderão se inscrever os candidatos que possuam o título de mestre ou similar em Ciências Biológicas ou áreas afins, ou excepcionalmente em outras áreas, desde que considerados aptos pelo Colegiado do Programa a desenvolverem a tese proposta. Os candidatos precisam também ter um artigo científico relacionado à sua Dissertação de Mestrado ou dentro da grande área de conhecimento de Ciências Biológicas publicado ou aceito para publicação no último quadriênio (2013-2016) e serem aceitos por um orientador habilitado do Programa.

Os candidatos deverão entregar a documentação necessária na Secretaria do PPGZool na Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências Biológicas (Av. Augusto Corrêa 01, Campus Guamá) ou no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi na Coordenação de Zoologia, Secretaria do Programa de Pós-graduação em Zoologia (Av. Perimetral, 1901/1907 - Terra Firme).

Seleção – O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira será a análise do projeto de Tese, que consistirá na análise realizada por cinco doutores especialistas na área, sendo aprovado para a Etapa 2 da seleção o candidato que obtiver média igual ou superior a sete. Já a segunda etapa será a avaliação do Curriculum Vitae.

Mais informações sobre o processo seletivo e a documentação necessária podem ser conferidas no edital, na página do programa (http://ppgzool.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual) e através dos contatos das coordenações do Programa – telefone: (91) 3201- 8413 (UFPA) ou 3075 – 6194 (MPEG) e e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

O Programa de Pós-Graduação em Zoologia torna público o resultado do ranqueamento dos candidatos ao doutorado que tiveram os pareceres de aprovação recebidos até as 14h30 do dia 28/06/2017. Segue ata da comissão no link ou acesse Ingresso/SeleçãoAtual/Doutorado.

O Programa de Pós-graduação em Zoologia (PPGZool) do convênio Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) abre as inscrições para exame de seleção especial complementar ao curso de Mestrado do ano de 2017 na Área de concentração 1 – Evolução. Os aprovados terão obrigatoriamente que desenvolver suas dissertações nas linhas de pesquisa em Taxonomia de Sarcophagidae (Diptera, Oestroidea) ou Taxonomia de Agromyzidae (Diptera, Opomyzoidae), com um dos dois possíveis orientadores: Dra. Maria Cristina Esposito e Dr. Fernando da Silva Carvalho Filho. Para mais informações acessar menu Ingresso/Seleção Atual.

Informamos que o calendário de disciplinas do segundo semestre de 2017 já encontra-se disponível na área Acadêmico/Calendário de Oferta.

O período de matrículas será de 26/06 a 13/07/17