Nacional

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:
Estudo dos processos responsáveis pela origem e manutenção da Biodiversidade do Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica. É analisado como este conhecimento pode ser utilizado na conservação desta Biodiversidade. Para a pesquisa, diferentes grupos taxonômicos estão sendo estudados, entre plantas, invertebrados e vertebrados, sob diferentes aspectos: diversidade beta em comunidades de riachos, filogenia/filogeografia de plantas e vertebrados, estrutura de comunidades e diversidade funcional de anuros e mamíferos, papel da fauna aquática na conservação de fragmentos de florestas na Amazônia e de igarapés, diversidade de moscas saprófitas e sua relação com a heterogeneidade ambiental, análise de lacunas de aves, insetos aquáticos e aves na Amazônia, comportamento de primatas e seu papel na dinâmica da floresta Amazônica, perda de endemismos na floresta Amazônica, ecologia e genética de plantas da Mata Atlântica e Cerrado em escala de paisagem e a conservação, o uso da fauna pela população Amazônica e seu papel na conservação.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Ecologia, Genética e Conservação do Cerrado, Amazônia e Mata Atlântica.

Duração da Atividade:

Início em 2015 (em andamento).

Instituições Envolvidas:

Museu Emilio Goeldi, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal de Goiás e UNESP (Campus de Rio Claro).

Número de docentes e discentes envolvidos:

26 docentes e discentes envolvidos.

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:
Projeto desenvolvido a partir de parceria formalizada entre a Universidade Federal do Pará, a Conservação Internacional e a empresa Agropalma, para o desenvolvimento de uma pesquisa que envolva o monitoramento de fauna em áreas de plantio de Palmeira para produção de óleo de Dendê. Por meio deste monitoramento e da quantificação de variáveis ambientais, o objetivo é elaborar um índice de integridade da fauna que possa ser replicado em outros locais da Amazônia. A área de estudo se localiza no Município de Moju, estado do Pará.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Efeito do Plantio de Palmeira de Dendê em Larga Escala sobre a Biodiversidade na Amazônia oriental.

Duração da Atividade:

Início em 2012 (em andamento).

Instituições Envolvidas:

Universidade Federal do Pará, Conservação Ambiental e Agropalma.

Número de docentes e discentes envolvidos:

Oito discentes e sete docentes envolvidos.

 

Tipo: Cooperação de Pesquisa

 

Descrição da atividade:
O projeto de pesquisa “Cenários para a Amazônia: Clima, Biodiversidade e Uso da Terra” teve o objetivo de integrar ações e competências de três dos grandes programas de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia para a Amazônia e, assim, formar cenários mais completos que permitam ampliar o embasamento técnico-científico e o apoio à tomada de decisões em níveis estaduais e regionais na Amazônia. Outro dos objetivos foi incrementar e aprimorar as ações de disseminação dos conhecimentos gerados e de formação de recursos humanos qualificados nas áreas de atuação dos programas. Entre os eixos norteadores do projeto, estão a busca do fortalecimento da infraestrutura de pesquisa científica e a expansão das atuais atividades e projetos em colaboração com outros programas institucionais regionais para a formação e/ou consolidação de um completo banco de dados (multi-disciplinar) que subsidiasse ações de pesquisa, monitoramento e de desenvolvimento regional.

Projeto de Pesquisa a que se vincula:

Cenários para a Amazônia: Clima, Biodiversidade e Uso da Terra.

Duração da Atividade:

2008 - 2015 (sete anos).

Instituições Envolvidas:

Ministério da Ciência e Tecnologia, Projeto de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), Rede Temática em Modelagem Ambiental da Amazônia (GEOMA) e Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio).

Número de docentes e discentes envolvidos:

27 discentes e 30 docentes envolvidos.