Titulo: Ecologia Reprodutiva de Chironius Fuscus (Linnaeus, 1758) (Serpente: Colubridae) na Amazônia Brasileira

Aluna: Klyssia Stefanni Fonseca dos Santos

Resumo: Chironius fuscus é um Colubrídeo que apresenta distribuição relativamente ampla, podendo ser encontrada na Bolívia, Colômbia, Guianas, Suriname, Peru e Venezuela. No Brasil ocorre em todos os estados da região amazônica e, também, nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Informações disponíveis na literatura indicam que essa espécie se alimenta principalmente de anuros e lagartos. Sua biologia reprodutiva é pouco conhecida, exceto por alguns trabalhos que abordaram a fecundidade e o dimorfismo sexual. O objetivo principal desse trabalho é descrever a ecologia reprodutiva de Chironius fuscus, gerando resultados que possam ser utilizados como ferramenta para a ampliação do conhecimento investigativo acerca do estado reprodutivo de serpentes neotropicais. Para realização deste estudo estamos analisando espécimes de Chironius fuscus provenientes de várias localidades da Amazônia Brasileira e que se encontram tombados nas coleções de herpetologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Até o momento, nossos resultados preliminares mostram que Chironius fuscus apresenta dimorfismo sexual apenas em relação ao CRC (Comprimento Rostro-Cloacal). Os machos sexualmente maduros apresentaram CRC significativamente maior que as fêmeas sexualmente maduras. Os resultados obtidos neste estudo deverão servir como ferramenta para a elucidação dos padrões reprodutivos, além de servirem como fonte de informações de caracteres anatômicos e morfofuncionais de Squamatas neotropicais.

Palavras-chave: Reprodução; Análises Histológicas; Serpentes; Amazônia.

Banca Examinadora:

Dr. Gleomar Fabiano Maschio (UFPA) - Presidente

Drª. Maria Cristina dos Santos Costa (UFPA) - Titular

Drª. Maria Auxiliadora Pantoja Ferreira (UFPA) - Titular

Local: Sala SAT 01, localizada no prédio anexo ao Instituto de Ciências Biológicas - UFPA

Data: 28/03/2018