Semana da Pós-Graduação

 

Uma experiência inovadora para a formação dos alunos do PPGZOOL é a realização anual da Semana da Pós-Graduação. A principal função deste evento é o acompanhamento do trabalho dos discentes, que devem apresentar os avanços de suas pesquisas acadêmicas a uma banca de docentes externos e internos. Entretanto, esta ocasião tornou-se extremamente rica também do ponto de vista pedagógico, uma vez que se constitui em oportunidade de obtenção de experiências em apresentações orais e na exposição a um ambiente acadêmico extremamente crítico. O evento é realizado anualmente.

 

Formação acadêmica de docentes do Programa

 

Os docentes do PPGZOOL buscam constantemente o aprimoramento de sua qualificação científica, mantendo-se atualizados com o estado da arte de suas respectivas especialidades. Isto se reflete não apenas na crescente qualidade da produção científica do Programa, mas também na constante atualização dos conteúdos ministrados aos alunos. As aulas ministradas em ambas às áreas de concentração são pautadas pela atualidade dos conteúdos, que abordam, além de questões teóricas cujo entendimento é fundamental para a formação do zoólogo, também atividades práticas que levam ao aprofundamento do exercício pedagógico e ao estabelecimento das condições necessárias à execução do trabalho acadêmico. Dentre os vários exemplos de experiências inovadoras de formação levadas a efeito no PPGZOOL, destacam-se dois: o ensino da Nomenclatura Zoológica, por meio de exercícios práticos de caráter lúdico, na área de concentração Evolução de Biodiversidade, e a aplicação do curso de campo em ecologia, na área de concentração Conservação e Ecologia.

Um dos requisitos básicos para a formação de sistematas é a compreensão das regras de nomenclatura zoológica. Sem o entendimento deste conjunto de regras, estabelecido pelo Código de Nomenclatura Zoológica, o aluno é incapaz de levar adiante um projeto que envolva a descrição de espécies ou a revisão de um gênero. Tradicionalmente, estes conteúdos são repassados aos alunos de forma árida, expositiva, por meio de estudos de casos. Na disciplina “Princípios de Sistemática Zoológica” estes conteúdos são ministrados por meio de um exercício prático que simula uma revisão taxonômica real. Após uma aula inicial, onde são enfatizadas as melhores práticas de composição de trabalhos taxonômicos e de apresentação das mudanças nomenclaturais em publicações, os alunos são convidados a executar um exercício altamente estruturado, que envolve a elaboração de hipóteses de classificação alternativas para um conjunto pré-determinado de pregos, parafusos e outros materiais metálicos. Este exercício permite a simulação de todas as etapas de uma revisão taxonômica real, desde o exame e designação de material-tipo até a atribuição da nomenclatura binomial, transferências de espécies de um gênero a outro e sinonimização de táxons. Como resultado, os alunos obtém uma visão prática das regras de nomenclatura zoológica, o que facilita a execução do trabalho taxonômico real a ser desenvolvido em suas Dissertações e Teses.

Um dos maiores desafios para o ensino de ecologia é a necessidade de diminuir a distância entre as teorias e a prática de pesquisa, desenvolvendo nos alunos as capacidades necessárias para a elaboração das perguntas relevantes para o entendimento de relações ecológicas complexas e para a execução correta da tomada de dados em campo. Na disciplina “Curso de Ecologia de Campo”, os alunos do PPGZOOL têm a oportunidade de beneficiar-se diretamente da experiência prática dos ecólogos do corpo docente. O curso de ecologia de campo é ministrado na Estação Científica Ferreira Penna, a 400 Km do município de Belém, mantida pelo Museu Goeldi. Esta estação alia uma infraestrutura de pesquisa completa com o acesso direto a um dos mais bem preservados  trechos de floresta de terra firme da Amazônia Oriental Brasileira. Trata-se de um curso avançado, cujo principal objetivo é o de capacitar pesquisadores jovens na elaboração e execução de trabalhos de campo. Os alunos do curso são orientados pelos professores durante estudos curtos (projetos orientados). Nos últimos dias do curso, cada aluno desenvolve um projeto individual, incluindo o planejamento, coleta, análises dos dados e redação. Como resultado, ao final do curso os alunos estão aptos a discutir sobre técnicas de amostragem e de desenho experimental, além de coletar e analisar dados, testar hipóteses e gerar trabalhos científicos.