Titulo: Sistemática e filogeografia de Myrmoderus ferrugineus (Aves: THAMNOPHILIDAE)

Aluno: Bernardo Onça Prestes

Resumo: (a) Problemática e Objetivos

A Região Neotropical é berço da maior diversidade de aves no planeta. Cerca de 30% do total de espécies está concentrada nessa parte do globo. O conjunto das Américas Central e do Sul possui uma série de características únicas e propícias para a manutenção da alta diversidade biológica. Entre elas, o clima e a paisagem (relevo, rios, ecótonos) têm sido os principais agentes promotores do processo de diversificação biológica. Devido essa complexidade da região Neotropical, diferentes abordagens vêm sendo aplicadas nos estudos científicos para a compreensão dos fatores responsáveis pelas particularidades ecológicas, comportamentais, geográficas e morfológicas das aves. Entre elas, a filogeografia consiste na compreensão dos processos e princípios responsáveis pela distribuição geográfica de entidades genealógicas. Logo, a filogeografia busca a congruência de fatores históricos comuns entre diferentes linhagens de espécies. Como objetivo principal, será utilizado a espécie Myrmoderus ferrugineus para uma abordagem de filogeografia estatística, no qual testaremos duas hipóteses de diversificação (hipótese dos rios e hipótese dos refúgios) na Região Neotropical. Para isso, serão incorporadas informações relacionadas aos tempos de divergência entre as linhagens, sendo possível correlacioná-los com possíveis eventos no passado que teriam resultado em sua distribuição atual.

(b) Metodologia

Até o momento, estão disponíveis 32 amostras de tecido abrangendo a distribuição das duas subespécies de Myrmoderus ferrugineus separadas pelo rio Amazonas. Enquanto para as vozes há 170 gravações provenientes de bancos de dados virtuais e mais 76 espécimes taxidermizados para estudo de caracteres morfológicos. Serão sequenciados dois genes mitocondriais e três genes nucleares. As genealogias serão estimadas individualmente para cada locus gênico, assim como inferência a partir de banco de dados concatenado. Serão estimados fluxo gênico, tamanhos efetivos populacionais, tempos de divergência e taxas de migração entre as populações. Caracteres morfológicos quantitativos e qualitativos serão também avaliados dentro de abordagens estatísticas univariadas e multivariadas.

Palavras-chave: Myrmoderus ferrugineus, Rio Amazonas, Filogeografia, Sistemática.

Banca Examinadora:

• Dr. Pedro Luiz Vieira Del Peloso (MPEG) – Presidente

• Dr. Marcos Pérsio Dantas Santos (UFPA) – Titular

• Dr. Sidnei de Melo Dantas (MPEG) – Titular

• Dr. Marcelo José Sturaro (MPEG) – Suplente

Local: Auditório Setorial da Coordenação de Botânica (Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi)

Data: 24/03/2017