Título: Aspectos da Caça de Subsistência em Comunidades Extrativistas Localizadas no Oeste do Estado do Pará (Amazônia, Brasil)

Aluna: Yasmin Maria Sampaio dos Reis

Resumo: A fauna silvestre é utilizada por comunidades rurais para diversas finalidades, desde alimentação, atividades culturais e comércio. Na Amazônia, a caça é uma atividade bastante difundida e, para a maioria das comunidades, a carne de caça representa uma das poucas fontes de proteína e gordura animal disponíveis. Assim como para a maioria das áreas rurais na Amazônia, a caça na RESEX Tapajós-Arapiuns é uma das atividades extrativistas mais importantes, tanto em termos sociais quanto econômicos. Até o momento, poucos estudos a respeito dessa atividade na RESEX foram realizados. Assim, este estudo pretende caracterizar a atividade de caça e descrever os padrões da atividade em oito comunidades (áreas de alta, média e baixa intensidade de caça) pertencentes à RESEX Tapajós-Arapiuns, localizada no oeste do Pará. Para a obtenção de dados quantitativos dos animais caçados, calendários diários de consumo são preenchidos durante um ano, por apenas 30% das famílias de cada comunidade envolvida no estudo. Neste calendário, constam informações como, espécies e sexos dos animais caçados, tempo investido na atividade, local de captura do animal, transporte utilizado e o período do dia que ocorreu a caça. Este estudo faz parte de um trabalho maior, o Projeto de Monitoramento da Biodiversidade com relevância para o clima em unidades de conservação, de parceria entre o MMA, ICMBio e GIZ. Para caracterizar a caça utiliza-se análises descritivas e para testar a relação dos eventos de caça com os diferentes períodos hidrológicos (enchente, cheia, vazante e seca), a correlação de Spearman será realizada. Análises de Escalonamento Multidimensional (NMDS) serão utilizadas para determinar e descrever o(s) principal(ais) padrão(ões) de caça nas comunidades estudadas e para testar a diferença entre os grupos (caso exista), utiliza-se a análise de Similaridade (ANOSIM). A biomassa das espécies individualmente caçadas serão estimadas e comparadas entre comunidades utilizando-se a análise de Escalonamento Multidimensional (NMDS) e, para testar a diferença, usa-se a análise de Similaridade (ANOSIM).

Banca Examinadora:

• Dr. Helder Lima de Qeuiroz - Presidente - (UFPA)

• Dra. Maria Aparecida Lopes - Titular - (UFPA)

• Dr. André Luis Ravetta - Titular - (MPEG)

Local: Auditório Paulo Mendes localizado no Instituto de Ciências Biológicas da UFPA

Data: 24/03/2016